Cidades do Amapá enfrentam problemas de energia

Eletronorte diz que não haverá falta de luz na noite de Natal.
Seca do Rio e falta de planejamento teriam causado racionamento.

Cidades do Amapá, incluindo a capital Macapá, tiveram problemas de falta de energia durante os últimos três dias –quarta-feira (21), quinta-feira (22) e sexta-feira (23)--, segundo a assessoria de imprensa da Eletronorte, responsável pela geração da energia na região.
Apesar disso, a empresa afirma que a situação já está sendo normalizada e os moradores do Estado não terão problemas durante a noite de Natal.
A falta de energia aconteceu por causa de uma seca maior do que a esperada no Rio Araguary, onde fica a Hidrelétrica do Paredão, e por dificuldades no planejamento para lidar com a demanda dessa época do ano, informa a Eletronorte. A empresa afirma que houve um aumento de 10% no consumo da energia neste fim de ano.
A assessoria de imprensa da geradora afirma que o problema da seca no rio acontece todo ano, já que trata-se de um período de estiagem, mas, em 2011, a seca foi maior do que o normal. “Como forma de proteger as turbinas, é necessário desligar”, diz a assessoria da empresa.
Apesar dos problemas na hidrelétrica, a Eletronorte afirma que a maior parte da energia do Estado é gerada na Termoelétrica de Santana e, apesar de previsto o aumento da demanda, não houve contratação de produção independente extra a tempo. A Eletronorte diz que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) é a responsável por essa contratação extra.
A inauguração da Termelétrica Santana II estava prevista para quinta-feira (22), mas foi adiada pela CEA por “problemas técnicos” apresentados nos testes. A ideia é que a nova usina possa suprir os problemas no fornecimento, informa a CEA. A organização também afirma que 57 novos geradores serão instalados na termoelétrica ainda neste final de semana, para normalizar o fornecimento.
Além dos novos geradores, a Eletronorte informa que o desligamento de três dias fez com que o reservatório acumulasse água, o que garante uma operação tranquila na noite de Natal.